quarta-feira, 15 de abril de 2009

Cultura de Massas (parte IV)

Mídia : o escândalo disfarçado


Percebendo , através de pesquisas , assim como estimativas do Ibope e de outros meios, a preferência dos telespectadores , foi possível ao mercado televisivo construir uma grade de programas que interessassem ao público. Apesar de nos parecer bom, assistindo somente ao que nos convém , esse tipo de manipulação da programação nos aliena, pois nos distrai em meio a tantos problemas. Já é rotina para muitos acompanhar os programas de paparazo , fofocas e outras futilidades, levando-os a sério, como se o casamento de tal ator com tal modelo fosse motivo de escândalo em toda sociedade , devendo ser acompanhada com afinco para não se desatualizarem.

Programas de fofoca, tablóides que fazem da vida de atores e outros famosos muito inconveniente, ou simples bobeiras que passam na televisão nos alienam do que realmente deve ser levado a sério. Não é necessário se tomar um contexto tão amplo para se demonstrar um exemplo, basta perceber a nossa sociedade brasileira. O BBB por exemplo, é assunto para qualquer roda de conversa, estipulando-se várias hipóteses sobre quem vai ficar no paredão, ou qual a próxima integrante da casa que posará para a Playboy. Esse e outros assuntos , como brigas, namoros, casamentos, divórcios, dicas e polêmicas entre famosos servem como um banquete para revistas e programas de tablóides, que sensacionalizam tudo para vender, para “dar Ibope” .


BBB – exemplo de alienação das massas

È preciso nos desapegarmos a mesquinharias e futilidades para nos preocupar com o que realmente é importante. È de se impressionar que o Brasil, um país com vários problemas sociais , econômicos e políticos tenha uma sociedade que adota tal comportamento, mais interessada nas fofocas do TV Fama do que em algo mais conscientizador e produtivo.


GRUPO: Melina, Leonardo, Letícia, Gabriela , Filipe , Izabela , Ana Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário