quinta-feira, 2 de abril de 2009

Cultura Africana (parte III)

Culinária

A diversidade cultural do continente africano fez com que sua culinária sofresse diversas influências, tanto das diferentes regiões da África como de outros povos e tradições, como os árabes, europeus e asiáticos.
Apesar dessa mistura a culinária africana usa uma combinação de frutas disponíveis localmente, grãos, vegetais, leite e carne. Os vegetais ocupam um papel importante, sendo a principal fonte de vitaminas e fazendo parte de vários pratos constituídos de milho, mandioca, inhame e feijão. A comida africana tradicional provê uma dieta variada e muito rica, incluindo vitamina A, ferro e cálcio.
A alimentação cotidiana na África foi introduzida à comida brasileira pelos escravos africanos que vieram para o Brasil trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar e café, e incluíram à nossa gastronomia o arroz, o feijão, o milho, o azeite-de-dendê a pimenta malagueta e outros alimentos.
A culinária africana, portanto, contribuiu em grande parte para a nossa cultura. Pratos como o Abará, a Broa de Farinha de Milho, o Caruru, o Feijãozinho Amigo e a Vaca Atolada são originários da África.Alguns mais conhecidos são:


Cuscuz: Cuscuz ou cuscus é um prato originado do Maghreb (couscous), região do Norte de África, e popularizado na culinária brasileira e portuguesa não com a sêmola do trigo, mas com o farelo de milho.

Acarajé: é um quitute da culinária afro-brasileira feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, frito em azeite-de-dendê, podendo ser servido com pimenta, camarão seco, vatapá, caruru, salada. Na África, é chamado de àkàrà que significa bola de fogo devido ao seu forte tempero.



Pé de moleque: um doce tradicional da comida caipira do Brasil, notadamente dos estados de Minas Gerais e São Paulo que veio da comida africana.

Grupo: Andréia, Barbara, Eric, Fernanda, Jéssica, Larissa, Mariana e Sara.


Um comentário:

  1. Ah, pessoal! Que maldade! Tô aqui, na hora do almoço e vocês me fazem ver esse tanto de coisa boa! Valeu!

    ResponderExcluir