domingo, 12 de abril de 2009

Cultura Africana (parte IV)

Música Africana

A música da África é tão vasta e variada como as muitas regiões, nações e grupos étnicos do continente. A música, para os africanos, é parte integrante da vida social e religiosa, tendo o sentido básico de comunicação, seja ela espiritual, mística ou cotidiana.
É importante ressaltar que quando falamos em música africana, imediatamente, a relacionamos ao som de tambores. Sem dúvida, esta característica rítmica e tímbrica desta música é a que mais se difundiu entre nós. Os tambores e as palmas não apenas marcam os compassos, como também acompanham a acentuação derivada das palavras.
A música africana tem a capacidade de se combinar com outros estilos e tendências tanto pela sua riqueza, quanto pela sua simplicidade. Pulso firme, ritmos cadenciados e melodias de fácil memorização são elementos que fazem da música africana fonte inesgotável de pesquisas e de empréstimos de todos os tipos.Ao lado dos tambores de vários tamanhos e tipos, podemos apreciar:
• A sonoridade bela e única do canto contrapontístico dos pigmeus, fundido aos sons de insetos da floresta onde vivem;

• O som das koras de Mali (cítaras de 21 cordas) que freqüentemente se fundem tão bem com outros instrumentos de cordas ocidentais.
Curiosidade: A "International Library of African Music" foi fundada em 1954, depois de 25 anos de recolhas de música africana, num projeto de investigação sobre a música e a arte oral africana. Publicou mais de 250 discos e publica atualmente a revista "African Music", que conta atualmente 28 edições, servindo como um centro de informação e estudo sobre a cultura africana, promovendo a sua música e dança.Este vídeo mostra alguns instrumentos típicos africanos, principalmente os tambores (cheios de enfeites e colorido, tipicamente africano):


Grupo: Andréia, Barbara, Eric, Fernanda, Jéssica, Larissa, Mariana e Sara

Um comentário: