sexta-feira, 17 de abril de 2009

Cultura de Massas (parte V)

Cultura de Massas Um novo olhar sobre o assunto

Apesar de tão criticada, a cultura de massas é inevitavelmente a nossa cultura. Todos acabamos aderindo ou nos influenciando, pois ela já está cravada em nossa sociedade , bani-la seria como banir o cristianismo, é praticamente impossível , ela se tornou o modo de ser de várias gerações.
No entanto é importante ressaltarmos os aspectos positivos que ela nos reflete. Com ela nos tornamos muito materialistas, mas quem hoje pensaria em viver sem um celular? Em alguns casos o pequeno aparelho se tornou imprescindível na vida. Ou seja, a cultura de massas, ao mesmo tempo em que nos torna um pouco fúteis e alienados, também nos oferece produtos para uma melhor qualidade de vida, aquilo que chamamos de necessidades reais. Nessa rede de pensamento conclui-se que os produtos de consumo são, em sua maioria, condições de acesso à educação, trabalho, saúde e sociabilidade. Sendo assim, estes seriam os motivos que levaram a sociedade atual a ser caracterizada como consumista, e não a massificação como criadora da necessidade das pessoas de obter cada novo produto lançado pela mídia. É necessário também dizer que os produtos são úteis no contexto contemporâneo. O rápido avanço tecnológico que vem ocorrendo desde a metade do séc. XX vem nos proporcionando com uma variedade de novos produtos e serviços, como os aparelhos eletroeletrônicos e os avanços nas áreas da medicina e das outras ciências, que auxiliam muito em nossas vidas. Viver fora desse contexto seria como não ter acesso nenhum ao computador ou adoecer por falta de vacinas ou remédios.

GRUPO: Melina, Leonardo, Letícia, Gabriela , Filipe , Izabela , Ana Paula

Um comentário: